Notícias

Dia do trabalhador
Dia do trabalhador
01 de maio de 2023

O dia do trabalhador é uma data comemorativa que surgiu no final do século XIX, após uma série de manifestações e greves de trabalhadores em diversos países, que reivindicavam melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho.

Em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas em Chicago para protestar por melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. O movimento foi duramente reprimido, resultando em conflitos violentos.

Em homenagem aos trabalhadores que morreram nos protestos, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris em 1889, decidiu instituir o Dia Internacional do Trabalhador, a ser comemorado em 1º de maio.

A data se espalhou pelo mundo e, em diversos países, passou a ser um feriado nacional e uma oportunidade para celebrar as conquistas dos trabalhadores e para reivindicar melhores condições de trabalho, salários justos, direitos trabalhistas e sociais.

O Dia do Trabalhador é uma data importante para lembrar da luta dos trabalhadores por dignidade, respeito e valorização do trabalho. É uma oportunidade para refletir sobre as desigualdades sociais e para buscar uma sociedade mais justa e solidária, em que o trabalho seja um meio de realização pessoal e coletiva.

VOLTAR